Este texto foi escrito a partir de um artigo publicado no site da BBC sobre o satélite Goce da UE. O texto original pode ser encontrado aqui. Não é uma tradução e nem um resumo, de modo que é interessante que você leia o texto no site da BBC para completar as idéias.

eu mesmo

Satelite Goce e sua visão da gravitação.

É uma das visões mais espectaculares que já tivemos da Terra. Este novo mapa colorido tem traços sutis e mostra toda a influência penetrante da força da gravidade em todo o globo.
O globo terrestre é conhecido como um geóide, uma palavra inventada para corrigir a idéia antes predominantes de que a Terra era uma elipse, ou uma esfera "levemente achatada nos polos". Não é nada disto a não ser olhando de muito longe Mas há muito que se conheciam as diferenças entre a força de gravidade de um ponto para outro. Para fazer um mapa, ou melhor uma curva de nível da atração da gravidade, um satélite foi construido, Goce, que voa tão baixo que corre o perigo de cair. O objetivo deste projeto é produzir o geóide, o mapa que vai mostrar como é realmente a Terra.
Os cientistas dizem que os dados recolhidos pela sonda terão inúmeras aplicações. Uma das aplicações serão estudos climáticos, porque o geóide pode ajudar os pesquisadores a entender melhor como a grande massa de água do mar está distribuindo o calor ao redor do mundo.
O novo mapa, o geóide, foi apresentado na Noruega, em um encontro especial de observação da Terra (EO) um simpósio dedicado aos dados que estão sendo adquiridos por Goce e outras das agências Espaciais Européias (Esa).
O Gravity Field and Steady-State Ocean Circulation Explorer (Goce), é um dos pioneiros dos satélites com este objetivo, o estudo da gravidade.
Lançado em 2009, o satélite vôa de pólo a pólo, a uma altitude de apenas 254,9 quilômetros - a menor órbita de um satélite de pesquisa em operação hoje.
A nave tem três pares de blocos de platina que são a base do instrumento chamado gradiómetro para medir as diferenças da aceleração da gravidade com um erro da ordem 1/1012 da gravidade na Terra.
O resultado das medições já efetuadas tornaram possíveis a produção do mapa do geóide que é uma curva de nível bastante sofisticada inclusive no modo de ser calculada.
Com o geóide, é possível, considerando dois pontos arbitrários sobre o mundo, e decidir qual é o que se encontra acima ou abaixo. Na figura, da BBC, uma imagem fictícia (artística) é possível calcularmos exatamente as diferenças da atração de gravidade. Observe que a figura mostrada na Noruega, é uma imagem colorida da curva de nível mas por trás dela existe uma tabela de tripla entrada associando as coordenadas-gps dos pontos sobre a Terra com o valor, em cada um destes pontos, da intensidade da gravidade terrestre medida pelo "gradiômetro". Os nós da malha são a precisão com que opera o Goce. É esta tabela que estará disponível para alimentar programas de computador quando estes forem usar a força de gravidade em seus cálculos. Se por um lado é importante a visualização representada pela figura colorida, porque mais facilmente percebemos as diferenças entre cores e assim podemos identificar que a "profundo mancha azul" visível no Oceano Índico, entre a África e a Ásia representa um grande depressão existente no fundo do mar, inexistente, por exemplo, no Oceano Atlântico entre África e America do Sul registrada em números na legenda indicando o significado das cores no mapa. Ao mesmo tempo identificamos rapidamente as cadéias de montanhas presentes no centro da Europa, perto da costa, no Pacífico, na America Latina, os Andes que como representam um grande acréscimo de massa sobre a superfície da Terra também acrescentam força de gravidade neste pontos em que a gravitação é maior.
Mas são as tabelas, que tornaram possível a elaboração da figura colorida que vão ser usada como dados nos cálculos de programas que, por exemplo, determinem as curvas de fluxo nas águas dos oceanos que influenciam a distribuição do calor na superfície da Terra e consequentemente das massas de vento que vão ser reponsáveisl pala movimentação das núvens e distribuição das chuvas.
Na figura podemos ver uma bola sobre esta a superfície hipotética que não irá rolar - mesmo onde pareça haver uma depressão, porque, na verdade, o buraco representa um ponto em que a gravidade é mais fraca. Por exemplo, no Atlântico Norte, perto da Islândia, o nível gravitacional fica cerca de 80m acima da superfície do elipsóide, enquanto que no Oceano Índico que fica cerca de 100m abaixo, e você pode ver isto em cores na figura colorida então a bola não cairia no profundo buraco existente no Oceano Índico, procure entender a semântica da representatividade da bola nesta história! A bola subiria na Islândia e não desceria no Oceano Índico !
  1. Terra é uma esfera levemente achatada - é elipsoidal o geóide;< /li>
  2. Goce sente pequenas variações na atração da gravidade terrestre ;
  3. Os dados são usados para construir uma superfície ideal, ou geóide;
  4. Mostra onde se encontram os caminhos com diferença de potência gravitacional e onde "bolas" irão rodar ;
  5. Mostra a forma dos oceanos na ausência de ventos e correntes;
  6. Assim, comparando o nível do mar e os dados do geóide é revelado o comportamento dos oceanos ;
  7. Mudanças no mapa de gravitação, entre dois levantamentos, pode indicar movimentos do magma e atividade de vulcões;
  8. Um geóide preciso explica um sistema universal de alturas para a Terra ;
  9. Perdas na gravidade podem revelar a perda de massa nas capas de gelo.
O geóide é de interesse primordial para oceanógrafos, porque mostra a forma que tomariam as mares do mundo se não houver ondas, sem vento e sem correntes. Como os ventos e correntes existem e são medidos, a diferença entre os dados colidos de altura de mares e os dados do geóide evidenciam o real comportamento dos oceanos, a dimensão das outras influências se torna clara.
Esta informação é essencial para modeladores do clima que tentam representar a forma como os oceanos gerenciam a transferência de energia ao redor do planeta.
Esta é uma visão do Goce que aparece no site da BBC de propriedade da agência espacial européia.